Coisas de casa

Não sou grande fã de leite. Iogurte é uma solução melhor já que é mesmo preciso comer laticínios. Há uns tempos vi uma receita de iogurte caseiro num dos programas do Jamie Oliver. Tentei, achei que o resultado não era fantástico. Depois encontrei uma receita no livro da Mafalda Pinto Leite de que gostei. Fiz umas vezes no Porto. Vim para Angola e andei uns tempos a perceber de que iogurtes gostava (os do costume são caros, muito caros, e os angolanos estragam-se depressa), depois testei o kefir (um fungo que se mete no leite e faz iogurte) mas isto dava trabalho (é preciso manter o bicho em água limpa e coar o iogurte de manhã) e o sabor final é bom mas não o suficiente para me converter. Por isso voltei à receita da Margarida. Com o calor que está na cozinha durente a noite ou numa das varandas, fico com um iogurte fantástico, não amargo porque uso como base um iogurte açucarado e eu tiro a quantidade que me apetece (sempre achei que 1 iogurte é pouco, dois é demais). Enfim, parece que estou a retomar o gosto por cozinhar e por fazer eu mesma as coisas depois de um longo período de preguiça.

Comentários

Virgínia disse…
Também procuro uma receita que me agrade, talvez compre esse livro! Aqui, o que mais gosto é o Yoplait de Côco, um dos mais baratos, por sinal. Todos os outros fazem-me mal.
Há tanta coisa que quero fazer!
Beijinho!
Sandra Coelho disse…
Olá!
Esta receita não tem ciência: 1 litro de leite a fervilhar durante 20 minutos. Depois eu coloco num jarro com tampa, muito bem lavado com água quente, e deixo arrefecer um bocado. Quando ainda está quente mas já lhe consigo tocar, junto 1 iogurte natural, devagarinho, e misturo bem. Depois é só deixar durante a noite. Aqui não preciso mas como aí está frio, convém deixar o frasco bem embrulhado para não arrefecer muito e colocado num lugar abrigado. Sai iogurte!
Unknown disse…
Olá, tb estou em Angola e em Maio trouxe de Portugal uma iogurteira. Frustração total, em Portugal funciona na perfeição e em Angola não consigo fazer iogurtes, azedam, ficam liquidos.
Usei 1 lt Leite Parmalat UHT Meio gordo, 1 iogurte Natural Mimosa açucarado e duas colheres de leite em pó Nido. Não estou a conseguir. Já experimentei fervendo o leite e deixar amornar, já experimentei sem ferver e neste mmomento meti na iogurteira á temperatura ambiente, passaram 6 horas e nada se solificaram.

Têm alguma dica para me ajudarem? já estraguei 4 lt de leite...:)

Beijinhos
Sandra Coelho disse…
Olá Hugo!
Não te posso ajudar... iogurtes de iogurteira é coisa que nunca tentei.... mas se quiseres tentar a minha versão sem maquinaria pesada, estás à vontade!
Um abraço,