Livros e lugares


Estas férias foram pensadas para serem feitas de coisas simples: praia, sossego, sono, livros, e duas ou três coisas de fazer à mão. Resumindo, vim com uma pequena biblioteca. Estruturada para se tornar gradualmente mais complicada e envolvente. Para me arrastar cada dia um bocadinho para mais longe da normalidade.
Vieram os Maias para princípio de conversa. Bolas, uma dose anual de Ega e Carlos e amigos é indispensável!
Depois foi um livro de uma autora sueca, Camilla qualquer coisa. Livro simples, na senda dos Stieg Larson do ano passado. O bom destes livros é que me levam aos países nórdicos e portanto há sempre uma série de pormenores deliciosos. Leu-se num dia.
Agora é a vez do Anjo Branco. Estava nos planos de leitura há meses mas nunca calhou. Mas a minha colega emprestou-mo para as férias. E embrulhei-me completamente nele quando as personagens chegaram a Lourenço Marques, depois seguiram para o Xai-Xai e agora estão desterradas em Tete. Lourenço Marques que adorei. Xai-Xai onde nasci e Tete, o outpost mais outpost onde alguma vez estive. Sabe-me tão bem ler estes livros e reconhecer os lugares. Imaginá-los à 50 anos atrás, se calhar mais vivos e mais brilhantes do que eu os conheci. Mas ainda assim é fácil.
E o que vem a seguir é a vontade de continuar a correr mundo para garantir que esta magia que estes livros de dão se multiplica por mais lugares. Mas por agora estou cá e portanto acho que tenho mesmo é que ir descobrir mais uns livros que se passem em Lisboa. Alguém tem recomendações?

Comentários

Edna Loureiro disse…
Acho que nunca deixei um comentário por aqui, mas como até gosto de falar de livros e gosto bastante de ter descoberto este blog há uns tempos deixo aqui uma dica:
ainda a ler os livros de Nuno Carmaneiro e o último: Debaixo de Algum Céu tem um pouco de Lisboa (dentro do pouco de Lisboa que ainda conheço) ou pelo menos remete-me para a minha visão de uma Lisboa que espero descobrir mais.

bom, continuação de boas leituras. Não há nada como umas férias acompanhadas por bons livros.
J. disse…
no outro apeteceu-me comprar a ediçao da civilizaçao dos maias. gostei das capas. e ja viste o "eça agora"? apesar das criticas estou muito curiosa.

se gostares da lackberg avisa ;)
e livros que se passam em lisboa, nao tenho lido muitos. "o teu rosto sera o ultimo" passa-se um bocadinho em lisboa e é muito possivel que gostes deste livro ;) ou entao eça ainda com "a tragédia da rua das flores", ja leste?

bosas fééérias!
Sandra Coelho disse…
J., empresto-te o livro. Não aquece nem arrefece mas é uma leitura adequada para dias de praia e de preguiça. ..
Unknown disse…
Não sei se vale o dinheiro que ainda não li, mas tenho ouvido falar do livro 'Comboio Nocturno para Lisboa' de Pascal Mercier, que já foi transformado em filme, e consta que é bom.

Beijinhos
Pitú disse…
Também adorei ler o "Anjo Branco" e assim como tu, também me agrada reconhecer locais por onde já passei. Como sugestões deixo :
- "Sob o ceu de marmore branco" a historia do Taj Mahal e a igual sugestão à visita;
- "o Sari Vermelho" a historia de Sonia Gandi.
Dois bons livros sobre a India. Ficam os livros e a sugestão da viagem :)