Até que enfim!

melech mechaya
Nos tempos de faculdade, havia uma coisa que todos os meus amigos odiavam: estar ao meu lado durante uma serenata. Não é defeito, é feitio, mas depois de anos e anos a ouvir tudo o que tinha sido gravado até ao final da década de 80 em fado de Coimbra, depois de conviver com fadistas anos a fio, e de tocar, e ter aprendido muito de fado, é natural que durante uma serenata eu comente.... Hum... esta introdução não fica grande espingarda neste fado.... que viola aborrecido... eh pá, o cantor tem de controlar melhor o ar.... oh amigo, duas notas ao lado seguidas??? Pois, digamos que aquilo tirava um bocado da magia das capas negras e das vozes a soar na noite.
Mas é superior às minhas forças. Adoro escalpelizar um concerto. Ouço o conjunto mas vou dissecando cada instrumento. Os dedos, as mãos, a atenção. Ouço cada um até descobrir qual o músico que mais me encanta, qual o pedaço de música que me sabe melhor e vou para esse mundo. Continua a saber-me bem ir comentando estes detalhes com quem está ao lado. E continua a ser irritante para a maioria das pessoas :). Até ontem! Ontem fui a um concerto com quem escalpeliza o que está a ouvir ainda mais que eu. Um ouvido apurado com una leitura muito interessante! E por isso, pela primeira vez, escalpelizar a música não foi um monólogo! O contrabaixo é excelente.. Eu gosto do viola quando ele tem a oportunidade de fazer coisas de jeito porque geralmente está só a fazer o enchimento de fundo. A melodia do violino é interessante. Pois, dava jeito é que o clarinete deixasse o violino falar. Eh pá, tás a ouvir o contrabaixo? Que coisa boa! Deve ter formação de jazz..... 
Até que enfim que encontro alguém tão irritante como eu :P

Comentários

Anónimo disse…
Tão perto do palco e dos músicos permite que façamos mais observações que o costume... mas sim; tanto mando foguetes como apanho as canas... realmente o homem da percussão precisava de se soltar mais, e depois houve momentos em que parecia um work-shop musical para adolescentes, ou aqueles bailaricos lá da terra... Não é ser má língua ou ter mau feitio, é simplesmente ter uma opinião critica, não é que eu fizesse melhor. No fundo também fizemos uma desgarrada de cadeira. Achas que conseguimos ao menos irritar os vizinhos do lado? Bom espectáculo.
Sandra Coelho disse…
Não sei... estava toda a gente tão divertida a ouvir o conjunto que duvido que tenham reparado na nossa desgarrada