A fórmula de Deus

Ando a ler a Fórmula de Deus. Apanhei-o em casa da Di e, na semana passada, enquanto esperava por um amigo para jantar, abri o livro. E fiquei agarrada! Não tanto pela trama, pelas aventuras dos personagens, seus amores e desarmores, professores armados em espiões que se apaixonam pela bela inimiga, mas pela imensa quantidade de teorias físicas que ali são apresentadas. Ele está lá a Teoria do Caos, a Teoria da Relatividade, o Princípio da Incerteza, a Teoria das Cordas, o Big bang e o Big freeze, electrões, neutrões, ondas, velocidade da luz, espaço e tempo! Dá alguma luta a ler porque as discussões mais filosóficas são muito breves e portanto chega-se muito depressa à conclusão mas não deixa de ser muito interessante. Eu, que me recusei a ler o livro anterior dele porque depois de encontrar na net algumas passagens francamente más achei que não me ia dar ao trabalho, dou agora a mão à palmatória. Percebe-se que ele passou muito tempo a batalhar com aquelas noções. Também se percebe que a teoria das cordas lhe passou um bocadinho ao lado (isso de falar dela em 3 linhas deixa-me suspeitas), mas mesmo assim. E a verdade é que não tem de se ter grandes conhecimentos de física para perceber (acho eu): as coisas aparecem explicadas a partir de conceitos razoavelmente básicos. E digo-vos mais, se alguém não ligado a matemáticas e físicas se sentir perdido, podem deixar um comentário com dúvidas que se eu não souber explicar, alguém há-de saber.
E sabem o que é ainda melhor? Acordou o meu interesse pela ciência. Tenho vontade de regressar ao meu livrinnho de bolso sobre a história da física, vou definitivamente reler "Uma breve história do Tempo" do Stephen Hawking, e acho que vou mesmo batalhar até ao fim com "The Universe in a Nutshell" também do Stephen Hawking. Este vai dar luta, muita luta. Comecei a lê-lo à uns anos mal o comprei mas é física pesada, astronomia dura, o tempo para trás e para a frente, muitas dimensões.... Mas caramba, se o José Rodrigues dos Santos conseguiu perceber a Teoria do Caos para a explicar a leigos, porque raio não me hei-de aguentar a uns livros de um dos mais brilantes físicos vivos? (Eu sei, presunção e água benta...)

Comentários

Anónimo disse…
Amiga, deixaste-me cheia de vontade de ler o livro pela mesma razão que ele te prendeu. Comprei um livro sobre a teoria do caos precisamente porque é um assunto que quero aprofundar e vou seguir essas tuas sugestões do Stephen Hawking.
Bjs.
Sandra Coelho disse…
Os livros do Stepen Hawking são fantásticos! Vais adorar. Mas começa com a Breve História do >Tempo porque é 2000 vezes mais fácil