Embondeiro-loja
Um embondeiro serve para muita coisa.... sobretudo para servir de suporte a cartazes, propaganda e, neste caso, capacetes e outro material de segurança.
Confesso que não gosto de ver. Os embondeiros parecem-me árvores nobres, respeitáveis, demasiado respeitáveis para serem usadas desta maneira. Mas é o que é. E aqui à volta de Luanda, embondeiro que se preze virou loja.
Comentários
a diversidade deste mundão de Deus é fantástica mesmo.
E, já agora, a fruta do embondeiro, que raramente a dá, chama-se múcua. É uma espécie de cabaça alongada, assim a modos de ter ido ao Talon, com casca rija de só partir à martelada. Se encontrares alguma, abre-a, tira-lhe as sementes cobertas com uma espécie de farinha esbranquiçada e prova-as. Terás um paladar ácido, mas único! Pega numa mão cheia delas, pôe-nas num recipiente, deita-lhes água a ferver e deixa-as fermentar durante 5 a 6 dias. Depois, passa por um coador, mistura ao liquido açucar a gosto, leva à geleira, como aí chamam ao frigorifico, e bebe fresquinha. Provarás o gosto do Paraíso! Irra que isto já vai longo. Perdoa.
Beijinhos
Mil obrigadas!