Chumbos

Acabo de ler uma notícia no Publico Online que me vai dar pesadelos: então o Governo quer acabar com os chumbos no ensino? É preciso que os alunos desenvolvam outras competências?
Acho que já escrevi isto aqui uma vez: sou completamente a favor que se apoie os alunos que têm mais dificuldades, que tenham aulas extras, que tenham acompanhamento especial, o que quiserem para apoiar. Mas quem não sabe, chumba! Ponto. Parágrafo. Não vale a pena mandar ninguém para o ano seguinte sem ter atingido as competências mínimas. E chumbar deve ser uma coisa de que ninguém se deve orgulhar. Chumbar é mau. Porque, em última análise, com esforço e trabalho e apoio, praticamente toda a gente lá chega. E não ajuda nada que passem sempre, que achem que não há problema em mandriar. Quero ver que raio de adultos estamos a preparar. E não sei se chore ou se rie quando essa geração chegar ao mercado de trabalho. Desculpem-me mas acho que vou é mesmo ter um ataque de fúria por dia.

Comentários

Patinha Feia disse…
Pois é miuda!!! Por este andar não sei onde vamos parar! E o mais triste é q a ministra fala como se fosse uma excelente ideia!!! Sempre que leio as noticias fico desiludida... o não chumbar dos alunos, como lidam com os incêndios,... é muito triste e revoltante!!!
Antes Prefiro disse…
realmente...

além de tudo o que referiste, é injusto para quem se aplica e faz um bom trabalho.

se os que nada fazem chumbam, os que tudo fazem como ficam? sim, porque claramente as notas não vão reflectir o esforço real...