Sobre esta coisa do IVA

Enfim, isto vai ser mais um post para levar porrada mas tudo bem....

Eu acredito piamente que é preciso pagar impostos. Todos devemos pagar impostos. Acredito ainda com mais força que o dinheiro dos impostos deve ser usado com parcimónia e verdadeiramente em prol da população.
Posto isto, eu acho que o país não muda enquanto não acontecerem duas coisas:
1 - deixar de ser motivo de orgulho fugir aos impostos
2 - nos habituarmos a sistematicamente olhar para a forma com o dinheiro é gasto. Não apenas nas alturas más, mas basicamente o governo (seja ele de que cor for) tem de se habituar a que não é motivo de orgulho gastar mal o dinheiro.

Há uma história que costumo contar. Aconteceu na Dinamarca em 1996 quando eu estava lá em Erasmus. Ia haver uns testes quaisquer de cheiros e eram precisas cobaias. As cobaias seriam pagas. Está-se mesmo a ver que os Erausmus foram todos oferecer-se. Nas ouviu-se do outro ladomuma pergunta estranha:
- Passam factura? É que sem factura não vos podemos pagar.

Ah pois é.... E nós é que ficámos mal vistos porque queríamos ganhar uns trocos por baixo do tapete!

Comentários

Naná disse…
Nesta matéria concordo em absoluto contigo!

Uma boa parte do problema deste país é o que eu chamo de "xico-espertismo"