Livros e lugares
Estas férias foram pensadas para serem feitas de coisas simples: praia, sossego, sono, livros, e duas ou três coisas de fazer à mão. Resumindo, vim com uma pequena biblioteca. Estruturada para se tornar gradualmente mais complicada e envolvente. Para me arrastar cada dia um bocadinho para mais longe da normalidade.
Vieram os Maias para princípio de conversa. Bolas, uma dose anual de Ega e Carlos e amigos é indispensável!
Depois foi um livro de uma autora sueca, Camilla qualquer coisa. Livro simples, na senda dos Stieg Larson do ano passado. O bom destes livros é que me levam aos países nórdicos e portanto há sempre uma série de pormenores deliciosos. Leu-se num dia.
Agora é a vez do Anjo Branco. Estava nos planos de leitura há meses mas nunca calhou. Mas a minha colega emprestou-mo para as férias. E embrulhei-me completamente nele quando as personagens chegaram a Lourenço Marques, depois seguiram para o Xai-Xai e agora estão desterradas em Tete. Lourenço Marques que adorei. Xai-Xai onde nasci e Tete, o outpost mais outpost onde alguma vez estive. Sabe-me tão bem ler estes livros e reconhecer os lugares. Imaginá-los à 50 anos atrás, se calhar mais vivos e mais brilhantes do que eu os conheci. Mas ainda assim é fácil.
E o que vem a seguir é a vontade de continuar a correr mundo para garantir que esta magia que estes livros de dão se multiplica por mais lugares. Mas por agora estou cá e portanto acho que tenho mesmo é que ir descobrir mais uns livros que se passem em Lisboa. Alguém tem recomendações?
Comentários
ainda a ler os livros de Nuno Carmaneiro e o último: Debaixo de Algum Céu tem um pouco de Lisboa (dentro do pouco de Lisboa que ainda conheço) ou pelo menos remete-me para a minha visão de uma Lisboa que espero descobrir mais.
bom, continuação de boas leituras. Não há nada como umas férias acompanhadas por bons livros.
se gostares da lackberg avisa ;)
e livros que se passam em lisboa, nao tenho lido muitos. "o teu rosto sera o ultimo" passa-se um bocadinho em lisboa e é muito possivel que gostes deste livro ;) ou entao eça ainda com "a tragédia da rua das flores", ja leste?
bosas fééérias!
Beijinhos
- "Sob o ceu de marmore branco" a historia do Taj Mahal e a igual sugestão à visita;
- "o Sari Vermelho" a historia de Sonia Gandi.
Dois bons livros sobre a India. Ficam os livros e a sugestão da viagem :)