O Som e a Fúria

 


Como tudo na vida, ler é um hábito para mim. Às vezes caio por longos períodos em livros lineares, fáceis ou, pelo menos, que não me fazem duvidar das minhas capacidades intelectuais. 

Mas depois, há sempre uma altura em que um livro mais difícil me chama. Uma qualquer obra prima da literatura que andava pelas prateleiras há anos. Tipo este livro. As primeiras vinte páginas e eu julgava que estava louca, aquilo não fazia sentido nenhum, quem diabo são estas personagens, mas que raio de organização temporal é esta? Claro que hoje é fácil descobrir um site sobre o livro, ler uma descrição básica escrita por quem conhece o livro por dentro e por fora. E assim tudo fica mais fácil. Comecei de novo. E agora, o que estou a ler é uma coisa fantástica de capacidade de organização e desorganização, de descrição de situações banais que são uma janela para o que verdadeiramente acontece no livro. 

Podia ficar-me pelos livros fáceis. Podia, mas não era a mesma coisa. 

Comentários