Dia 0

Não tenho a mania das dietas. Não sou maníaca do meu corpo.
Mas a verdade é que os belos tempos em que eu pesava 60 kg já lá vão. Desde que há 8 anos deixei a produção e passei para o escritório, ganhei 14 kg. Os primeiros podem ser explicados pelo hipotiroidismo que tive nessa altura, mas a verdade é que nunca mais saíram. Os outros vieram porque sim.
Nunca me preocupei demasiado com isso. Sei a teoria, consultei uma vez uma nutricionista que me disse mais ou menos o que já toda a gente sabe. Eu também sei. Mas gosto de comer, sabe-me bem! E como depressa, o que não ajuda. E sou preguiçosa com o exercício. Até as caminhadas que adoro são facilmente esquecidas porque estou cansada, porque mereço umas férias, porque quero vir para casa ver aquela série, porque sim.
Mas hoje vesti uma saia. E ao fim do dia, esparramada no sofá, olhei para as minhas pernas e não gostei mesmo nada do que vi. Estão enormes, sem piada nenhuma. Não é que não tivesse consciência que tenho 10 kg a mais em relação ao meu peso ideal (o matemático, calculado via IMC) mas isso nunca me chateou demais. Mas hoje sim. Aquelas pernas não são minhas.
E portanto, coincidindo com uma nova fase da minha vida, estou oficialmente de dieta. Amanhã de manhã vou pesar-me, colocar o valor na barra lateral do blogue e daqui a um mês o objectivo é ter menos 1 kg. Quero fazer isto devagar, de uma maneira sustentada. Não sei como é que vou fazer em Luanda: caminhadas ao final do dia não são exactamente uma opção por razões de segurança. Mas alguma coisa se há-de arranjar.
Objectivo: 64 kg. Taxa de evolução: 1 kg por mês. Vocês ajudem-me ok? :-)

Comentários

Sílvia Silva disse…
força...:)
não sei como te ajudar, mas posso prometer-te que não coloco posts no meu blog sobre comida!!!
parece-me que começas muito bem, com um objectivo definido e temporalmente planeado: 1 Kg por mês. tens é de adicionar a esse plano o que é que vais fazer nesse mês para o atingir, não é??? estamos contigo...
Sandra Coelho disse…
Olá Sílvia!
Posts sobre comida saudável são sempre bem-vindos! Ou posts a dizer mal de hamburgers!
Plano para o mês: comer mais devagar, não me esquecer de levar lanche para o meio da manhã e o meio da tarde, reduzir na quantidade de carne (isto vai ser duro, gosto muito de comida vegetariana mas quém é que no seu pleno juízo resiste a umas barriguinhas bem grelhadas?), caminhar pelo menos meia hora por dia, 20 abdominais à noite e outros tantos de manhã, bastante água.
Acho que deve dar!
pin girl disse…
Estou contigo...sem reservas!

Como as coincidências connosco, nunca o são verdadeiramente, também eu estou num plano desses neste momento! :)

Apoio-te incondicionalmente.
Ânimo!
Sandra Coelho disse…
Ok Pin Girl, vamos a isso!
Dany disse…
Não sei para que parte de Luanda vais mas há uma avenida bastante iluminada onde se vê muita gente a caminhar. depois também te vais aperceber que andra de carro no centro não é das melhores opções, logo "on foot" vai ser o teu recurso! ah e se tomares a medicação para o paludismo é tiro e queda (não pelos melhores motivos, mas que ajuda ajuda). Boa sorte com a dieta!
Sandra Coelho disse…
A sério? A malta vai caminhar para a Baía? Isso era um luxo!
Patinha Feia disse…
Bom dia!
Sim senhora! Acho que mereces cuidar de ti para te sentires melhor! Sugestão: chavena de chá verde de manhã em jejum, todos os dias :) é optimo para desintoxicar o organismo.
Sim, porque uma dieta deve ser saudavel (como a que te propões) e não paranoica :)
Beijos grandes
Sandra Coelho disse…
Bom, eu já tomo chá verde todas as manhãs ao pequeno-almoço... é o líquido de serviço. E vou aumentar a quantidade de chá por dia porque conta como água, tem cafeína e ouvi uma teoria que me parece lógica: o chá, ao circular pelo sistema digestivo e por estar quente, ajuda a tornar a gordura mais líquida, facilitando a circulação dela e uma eliminação mais rápida. Não me parece mal.
Mas invejo-te Patinha Feia, tu tás óptima!
Tobias disse…
força. Se achas que te fará bem, adiante!Eu não sou de dietas (sou um bocado fraca - de vontade- para isso) mas de vez em quando faço uma dieta de desintoxicação, que deduzo que pode ser acrescentada à tua.... Corto nos chocolates! Acho que cortar aos chocolates, tb é uma boa medida. Não cortes completamente nos doces. Isso é loucura!
Sandra Coelho disse…
Tobias, voltaste!
Dos chocolates eu estou safa: se comer 3 quadrados por mês é muito. E não sou muito doceira.... o meu drama é mesmo refeições bem cozinhadas!
E desde quando é que tu tens de arrranjar paciência para dietas? Se fizesses isso desaparecias no ar!
Marta Mourão disse…
Muita gente faz jogging na baía de Luanda (até o Sócrates lá andou). O problema lá é a comida: marisco, pastelarias muito boas, etc... Mas com força de vontade tudo se consegue!!
Tobias disse…
Tu olhaste para a perninha e achaste que tinhas de fazer dieta... eu olho para a anquinha e acho que tenho de deixar de comer chocolates!!!!! :D Elementar, meu caro Watson! ;)
Sandra Coelho disse…
Ok, estou a ficar mais descansada com o exercício em Luanda! O marisco não engorda se eu esquecer as maioneses...
Marta Mourão disse…
Esqueci-me de dizer que podes sempre inscrever-te num ginásio em Luanda (o do Hotel Trópico é bom).
Sandra Coelho disse…
Marta, obrigada! Tenho a impressão que tu és dos poucos portugueses com quem falo sobre Angola que me transmite uma visão positiva :-) e me apresenta Luanda como uma cidade onde é possível viver e não só sobreviver!
Marta Mourão disse…
Acho que a melhor maneira para que as coisas corram bem é entrar na aventura com um espírito positivo e encarar tudo como uma etapa na nossa vida (que na minha opinião, boas ou más são sempre úteis).
anainsaigon disse…
Ter um projecto, por si, e optimo. E este por ser saudavel e te fazer sentir melhor contigo propria ainda mais.
Eu, desde que cheguei a Praga, com o mesmo objectivo, tenho feito caminhadas, algumas corridas. Tenho tomado muuuuuuito cha verde. E tenho cozinhado, coisas boas, mas saudaveis (como tu sabes fazer tambem). E, apesar do almoco, que e um desastre e nao ha mesmo nada a fazer, tenho-me sentido bem. E acho que a minha forma, que nunca muda muito, esta a ficar mais definida :)
Forca, trocamos dicas!
E importante cortar no alcool... mas acho que tu nao andas muito por esses ambientes ;)
joca
princesaesquimo disse…
Força aí, também precisava agora disso lol

Muito sábia, com um objectivo definido e não muito ambicioso, é assim mesmo que se faz. Outro truque é pesares-te só 1 vez por semana, em jejum e nua. Não andes sempre a pesar-te pois isso não ajuda. E depois regra de ouro toneladas de água, é por onde sai a maldade!

Beijinhos