Coisas que me tiram do sério

A reacção de muitos portugueses a Angola tira-me do sério. Juro. Quem lê este blog já deve ter percebido que Luanda é uma cidade. Desarrumada, com muitos problemas urbanísticos, com falhas no abastecimento de luz e água, a precisar de umas latas de tinta e desesperadamente a precisar de novos sistemas de águas e esgotos. É uma cidade de África. Pessoas com cor diferente da minha que, maioritamente, vivem em casas que para nós são muito pobres. Mas é uma cidade, ok? Eu não moro nas árvores. Não moro num pântano infestado de mosquitos. Não como funge todos os dias. Trabalho num escritório muito simpático com ar condicionado a bombar todos os dias. Tenho net caso ainda alguém não tenha percebido. É verdade que quando vou para o interior as coisas podem ser mais difíceis mas tive uma avaria no meio de nenhures e ninguém me tentou meter num espeto para me comer.
Então porque diabo é que os muitos dos meus colegas e muitos dos meus conhecidos são tão avessos a vir cá trabalhar uns dias? Adiam, adiam, se puderem escapar, escapam. E quando chego a Lisboa olham-me com uma curiosidade tipo "Olha, ela acabou de sair do mato mas não parece a Jane do Tarzan num dia mau.... que estranho.....".
Vamos lá deixar uma coisa clara: isto é uma CIDADE. NÃO VIVO NO MEIO DO MATO. NÃO ANDO VESTIDA COM UMA TANGA. NÃO CAÇO PARA COMER. CONTINUO A SABER LER E ESCREVER E NÃO REGREDI PARA OS DESENHOS NAS PAREDES. TENHO UM CARRO, NÃO ANDO DE LIANA EM LIANA.
E por favor, vocês que me conhecem, nunca mais me perguntem "Então e Luanda?". É que eu acho mesmo que vou à cara do próximo gajo que perguntar isso. E façam o favor de me olhar com um ar normal. A vocês que passam por aqui eu posso pedir isto; os outros tenho simplesmente que aturar.

14 comentários:

Helena disse...

Como a entendo...Quando cheguei a Portugal, depois de 13 anos a viver em Luanda, perguntaram ao meu irmão que tinha duas cicatrizes no rosto por se ter cortado numas garrafas, se tinha sido um leão.
Helena Gomes

tasjaber disse...

Então,o Cuíto?

;D

Eliana Solange disse...

Tu és um máximo!!!
Mas até angolanos que vivem fora fazem-me a mesma pergunta a que eu respondo: vai ao google ou então directo ao www.angonoticias.ao ;)

Tobias disse...

lol... agora estás mesmo furiosa! eu não resistia!... Dizia mesmo que andava de liana em liana, que por vezes os leões se passevam na rua, que a tanga protege imensamente dos mosquitos depois de untada com um óleo extraído de uma planta carnívora... As pessoas às vezes gostam mesmo de ser ignorantes... E não ouvem nem perguntam... É deixa-las.

Tobias disse...

...as mulheres em portugal também são todas gordas e têm bigode e andam de lenço na cabeça... E os homens são todos "latinos" que dão porrada na mulher e gostam de comer umas "bifas" por fora.... ;)

MauFeitio disse...

:) só vocês para me desirritar!!! obrigada a todos!!

Teresa Russo disse...

Oi Sandra, sou mãe da sua colega Carolina, assino em baixo a sua irritação...
Sou nascida em Angola e incomoda-me profundamente tanta ignorancia que vejo acerca do que é viver (ou ter nascido em Àfrica) acham-nos uns "bichos raros!!
Parabéns pelo seu blog!!
Um abraço

MauFeitio disse...

Bem-vinda aqui Teresa! No fundo, África continua a ser um continente misterioso para muita gente e infelizmente só se fala de África pelo mau que cá existe. E é pena...

Margarida disse...

LOL!
LOL!
LOL!
O MÁXIMO!
Ó pá, com 'maufeitio' assim, vale a pena! LOL!

A mãe que capotou disse...

Hé ! Hé ! Hé ! A mim desde ficarem espantados por ser branca, e ter olhos azuis, e ter nascido em Moçambique, já ouvi de tudo.
Mas... opá, não te irrites ... e Luanda ? Continuo super curiosa por saber como é que estão as coisas actualmente em Moçambique e Angola, cada vez que venho aqui, apetece-me ver mais à esquerda ou mais à direita na fotografia. Olha, a tua máquina não dá para fazeres filmes ? Já ouviste falar no youtube ? é que ... como estás em Africa ...

MauFeitio disse...

Mãe.... não não sou de fazer filmes.... Moçambique está óptimo, pega num avião e vai. Angola... se tens memórias de Luanda, vais ver um país mais estragado. Melhor veres só o que te mostro.

moimemme disse...

Boa irritação e com carradas de razão!
mas vai-te mentalizando que não muda, daqui a 20 anos ainda te vão olhar com ar de espanto quando disseres que vivias em Luanda com uma vida normal. Digo por experiência própria... nem vale a pena registar as barbaridades que já me perguntaram, e perguntas sinceras!!!
OBS: Ver Luanda hoje pior do que antes, depende do "passado" e das memórias de cada um. Sugiro que deixes ao critério de quem observa.
bjs e boas fotos!

© Khoss kossombo disse...

Quando o fogo queima os seus efeitos todos comentam... Força!

Jane La Cassula disse...

Ai como irrita!!! As relaçoes entre Angola e Portugual vem de seculos, axo mto stupida e hipocreta tais reaçoes e atitudes.
Convivo com americanos ha quase dois anos e nao me canso de explica-los com fotos que Angola, sim fica na Africa, mas, nao e' o k eles veem no National geographic channel. Ja me perguntaram se eu caçava animal com lança pra comer (sabado passado). Aki nos States, muitos so "conhecem" o Kenya por causa do filme Tom Ryder (k alias so mostrou uma tribo) e outros so conhecem o proprio estado (provincia) e ou outros k fazem parte da uniao. Muitas ficam supreendidas k eu saiba andar de salto e conheça roupas de Griff.

O importante mesmo e' nao baixar a cabeça e esfregar na cara de cada a realidade.
Beijos!