Coisas que me tiram do sério

A reacção de muitos portugueses a Angola tira-me do sério. Juro. Quem lê este blog já deve ter percebido que Luanda é uma cidade. Desarrumada, com muitos problemas urbanísticos, com falhas no abastecimento de luz e água, a precisar de umas latas de tinta e desesperadamente a precisar de novos sistemas de águas e esgotos. É uma cidade de África. Pessoas com cor diferente da minha que, maioritamente, vivem em casas que para nós são muito pobres. Mas é uma cidade, ok? Eu não moro nas árvores. Não moro num pântano infestado de mosquitos. Não como funge todos os dias. Trabalho num escritório muito simpático com ar condicionado a bombar todos os dias. Tenho net caso ainda alguém não tenha percebido. É verdade que quando vou para o interior as coisas podem ser mais difíceis mas tive uma avaria no meio de nenhures e ninguém me tentou meter num espeto para me comer.
Então porque diabo é que os muitos dos meus colegas e muitos dos meus conhecidos são tão avessos a vir cá trabalhar uns dias? Adiam, adiam, se puderem escapar, escapam. E quando chego a Lisboa olham-me com uma curiosidade tipo "Olha, ela acabou de sair do mato mas não parece a Jane do Tarzan num dia mau.... que estranho.....".
Vamos lá deixar uma coisa clara: isto é uma CIDADE. NÃO VIVO NO MEIO DO MATO. NÃO ANDO VESTIDA COM UMA TANGA. NÃO CAÇO PARA COMER. CONTINUO A SABER LER E ESCREVER E NÃO REGREDI PARA OS DESENHOS NAS PAREDES. TENHO UM CARRO, NÃO ANDO DE LIANA EM LIANA.
E por favor, vocês que me conhecem, nunca mais me perguntem "Então e Luanda?". É que eu acho mesmo que vou à cara do próximo gajo que perguntar isso. E façam o favor de me olhar com um ar normal. A vocês que passam por aqui eu posso pedir isto; os outros tenho simplesmente que aturar.

Comentários

Helena Gomes disse…
Como a entendo...Quando cheguei a Portugal, depois de 13 anos a viver em Luanda, perguntaram ao meu irmão que tinha duas cicatrizes no rosto por se ter cortado numas garrafas, se tinha sido um leão.
Helena Gomes
Eli disse…
Tu és um máximo!!!
Mas até angolanos que vivem fora fazem-me a mesma pergunta a que eu respondo: vai ao google ou então directo ao www.angonoticias.ao ;)
Tobias disse…
lol... agora estás mesmo furiosa! eu não resistia!... Dizia mesmo que andava de liana em liana, que por vezes os leões se passevam na rua, que a tanga protege imensamente dos mosquitos depois de untada com um óleo extraído de uma planta carnívora... As pessoas às vezes gostam mesmo de ser ignorantes... E não ouvem nem perguntam... É deixa-las.
Tobias disse…
...as mulheres em portugal também são todas gordas e têm bigode e andam de lenço na cabeça... E os homens são todos "latinos" que dão porrada na mulher e gostam de comer umas "bifas" por fora.... ;)
Sandra Coelho disse…
:) só vocês para me desirritar!!! obrigada a todos!!
Teresa Russo disse…
Oi Sandra, sou mãe da sua colega Carolina, assino em baixo a sua irritação...
Sou nascida em Angola e incomoda-me profundamente tanta ignorancia que vejo acerca do que é viver (ou ter nascido em Àfrica) acham-nos uns "bichos raros!!
Parabéns pelo seu blog!!
Um abraço
Sandra Coelho disse…
Bem-vinda aqui Teresa! No fundo, África continua a ser um continente misterioso para muita gente e infelizmente só se fala de África pelo mau que cá existe. E é pena...
margarida disse…
LOL!
LOL!
LOL!
O MÁXIMO!
Ó pá, com 'maufeitio' assim, vale a pena! LOL!
Carla R. disse…
Hé ! Hé ! Hé ! A mim desde ficarem espantados por ser branca, e ter olhos azuis, e ter nascido em Moçambique, já ouvi de tudo.
Mas... opá, não te irrites ... e Luanda ? Continuo super curiosa por saber como é que estão as coisas actualmente em Moçambique e Angola, cada vez que venho aqui, apetece-me ver mais à esquerda ou mais à direita na fotografia. Olha, a tua máquina não dá para fazeres filmes ? Já ouviste falar no youtube ? é que ... como estás em Africa ...
Sandra Coelho disse…
Mãe.... não não sou de fazer filmes.... Moçambique está óptimo, pega num avião e vai. Angola... se tens memórias de Luanda, vais ver um país mais estragado. Melhor veres só o que te mostro.
moimemme disse…
Boa irritação e com carradas de razão!
mas vai-te mentalizando que não muda, daqui a 20 anos ainda te vão olhar com ar de espanto quando disseres que vivias em Luanda com uma vida normal. Digo por experiência própria... nem vale a pena registar as barbaridades que já me perguntaram, e perguntas sinceras!!!
OBS: Ver Luanda hoje pior do que antes, depende do "passado" e das memórias de cada um. Sugiro que deixes ao critério de quem observa.
bjs e boas fotos!
Quando o fogo queima os seus efeitos todos comentam... Força!
Jane La Cassula disse…
Ai como irrita!!! As relaçoes entre Angola e Portugual vem de seculos, axo mto stupida e hipocreta tais reaçoes e atitudes.
Convivo com americanos ha quase dois anos e nao me canso de explica-los com fotos que Angola, sim fica na Africa, mas, nao e' o k eles veem no National geographic channel. Ja me perguntaram se eu caçava animal com lança pra comer (sabado passado). Aki nos States, muitos so "conhecem" o Kenya por causa do filme Tom Ryder (k alias so mostrou uma tribo) e outros so conhecem o proprio estado (provincia) e ou outros k fazem parte da uniao. Muitas ficam supreendidas k eu saiba andar de salto e conheça roupas de Griff.

O importante mesmo e' nao baixar a cabeça e esfregar na cara de cada a realidade.
Beijos!