Não ao nuclear

Eu sei que sou despistada e digo alto e bom som que já não me dou ao trabalho de ver notícias. Mas é óbvio que a catástrofe do Japão não me passou despercebida. E se os primeiros dias foram muito maus, as fugas nucleares trouxeram-me velhos terrores de volta.
Nunca fui fã do nuclear. Já tive discussões gigantes sobre o tema "Mas tu não tás a ver que é preciso energia barata para fazer avançar o mundo?" e mantive sempre cá comigo que o nuclear tinha mais de mau que de bom. Que direito tenho eu de deixar para as próximas gerações toneladas de um lixo com que não sabemos lidar? É claro que não deixamos só lixo nuclear, andamos a tratar o planeta abaixo de cão de uma forma geral mas o nuclear para mim passa das marcas. Eu cá prefiro menos energia mas mais limpa. E nem sou uma ambientalista que também tenho alguns problemas com o fundamentalismo desses senhores mas acho que há coisas que não podemos fazer.
Por isso, de hoje em diante, este blog vai fazer o seu primeiro statement e daqui para a frente o velho autocolante do "não ao nuclear" vai fazer parte da mobília. Alguém mais alinha?

Comentários

margarida disse…
Acho que vais gostar de ler isto.
Eu, que devia saber mais do que o que no fundo sei (depois te explico porquê ao cafézinho) adorei ler isto, que está muito simples e divertido e elucida muito bem:
http://lobidocha.com/380777.html

joquitas, ó ambientalista-aprendiz ;)
Tobias disse…
Eu. Estou contigo a 100%.
Anónimo disse…
Mau Feitio:

Já há mt que não vinha aqui.
Desta vez tinha mesmo que escrever qq coisa...

Estou contigo. O nuclear nunca me convenceu!
Bj

Margarida
margarida disse…
Para sermos racionais, temos de ser informados. Uma nação que sofreu o nuclear como o Japão não se submeteu à emoção e assumiu a construção de centrais. Estranho? Não, racional.
Ler, para se ver mais um lado da questão (no caso, o futuro), aqui:
http://a-ciencia-nao-e-neutra.blogspot.com/2011/04/o-risco-de-estar-vivo-fukushima-update.html
Decidir não é fácil.
Tentar compreender talvez seja uma forma de percebermos os outros.
As suas opções.
Mesmo que possamos discordar.
Sandra Coelho disse…
Ok Margarida, ok, eu vou ler para estar informada. Mas a minha reacção ao nuclear é muito emotiva. E felizmente eu não tenho o poder de decidir por um país, por isso, mesmo informada, posso manter-me na minha teimosia :)
margarida disse…
E aqui vão mais uns tópicos científicos, se tiveres paciência para ler:

http://dererummundi.blogspot.com/2011/04/como-funcionam-as-centrais-nucleares.html